O piloto decidiu por um pouso forçado no rio Jaru e chocou com uma árvore causando o acidente – Foto: Reprodução
Moradores das proximidades do rio Jaru, encontraram um pedaço de fuselagem de avião enterrada na areia no leito. Pelo que consta na história, o avião seria um bimotor Cortiss C-46, pertencente a uma empresa paraense e utilizado para o transporte de borracha. O acidente foi registrado em agosto 1964 e o cargueiro teria saído de Rio Branco (AC) com destino a Belém (PA).
De acordo com a publicação feita no Tari da Zueira, o avião caiu nas proximidades de onde hoje é a linha 610, setor rural que pertence ao município de Vale do Anari. A aeronave estava carregada de borracha laminada em sacos. A carga foi toda jogada para fora da aeronave para diminuir o peso.
O piloto buscava pousar na então Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná, numa pista que ficava perto do rio Machado. Para diminuir o combustível e o risco de explosão num pouso de emergência, o avião ficou sobrevoando a região por cerca de quatro horas.
Como não houve tempo para chegar até a pista, o piloto decidiu por um pouso forçado no rio Jaru. No procedimento, uma asa teria batido numa árvore ocasionando a queda.
Fonte: Rondoniaovivo