
Está marcado para o dia 3 de novembro de 2025, às 8h30, no Plenário do Júri da 3ª Vara Federal de Rondônia, em Porto Velho, o julgamento de Fernando Rodrigues Santana, acusado de tentativa de homicídio contra o Policial Rodoviário Federal Augusto César Araújo Soares.
O caso ocorreu em 13 de julho de 2012, no km 425 da BR-364, em Jaru, quando o réu teria efetuado dois disparos contra a vítima, sem que o crime se consumasse por circunstâncias alheias à sua vontade.
Além da tentativa de homicídio, Fernando Rodrigues Santana responde por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Crimes relacionados ao trânsito e ao transporte de drogas foram declarados extintos.
O processo, que inicialmente tramitou na Justiça Estadual, foi transferido para a Justiça Federal em 2016. Desde então, foram realizadas todas as diligências preparatórias, incluindo o interrogatório do réu e a oitiva de testemunhas. O Ministério Público Federal indicou uma vítima e cinco testemunhas para depor em plenário. A defesa não apresentou testemunhas.
O réu participará do julgamento de forma remota. A Justiça Federal também autorizou a possibilidade de depoimento virtual do policial vítima, que está em licença médica.
O Plenário do Júri contará com o sorteio dos jurados, e as partes foram intimadas para verificar se todos os elementos de prova que pretendem utilizar estão corretamente nos autos do processo.
Este julgamento será acompanhado de perto, dada a gravidade do crime e o envolvimento de servidor público no exercício de sua função.















