Banner Vavera 22-08
banner tai max
Banner aegea
Brasil Cacau
CARROS
Associação Comercial
banner ale queimadas setembro

Governo de RO amplia atendimentos do SUS com contratação de hospitais particulares

Os hospitais privados atendem nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, urologia e oftalmologia – Fotos: Pablo Belo e Victor Garça

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos no Sistema Único de Saúde (SUS), o governo de Rondônia contratou hospitais particulares para a realização de cirurgias e internações nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, urologia e oftalmologia, atendendo pacientes encaminhados pela rede pública.

O governador de Rondônia Marcos Rocha destacou que o projeto, que leva saúde e qualidade de vida à população, já tem apresentado resultados positivos. “No decorrer da gestão, levamos saúde aos municípios, com ampliação de especialidades, novas unidades hospitalares e o fortalecimento da saúde pública”, pontuou.

Entre as unidades contratadas estão: Hospital das Clínicas, Hospital Santa Marcelina de Rondônia, Complexo Hospitalar Central, Hospital de Amor Amazônia, Hospital 9 de Julho, Hospital Prontocordis, além das clínicas especializadas Médicos dos Olhos Oftalmologia e Sol Oftalmologia Porto Velho.

A paciente Lucineia, de 44 anos, que realizou uma cirurgia de joelho garantida pelas novas contratações, afirmou: “Os profissionais são muito atenciosos, minha cirurgia foi excelente, estou muito feliz”, comemorou.

REFORÇO NO ATENDIMENTO

Para ampliar ainda mais a capacidade, a contratação mais recente foi com a empresa IRB Prime Care, instalada no Complexo Hospitalar Central, em Porto Velho, que disponibilizou médicos experientes e especializados. A unidade iniciou as atividades no final de setembro e vem realizando mais de 10 procedimentos cirúrgicos eletivos por dia, nas especialidades de cirurgia ortopédica, geral e urológica.

Outro destaque foi o mutirão de cirurgias de hérnia realizado no Hospital Santa Marcelina, que beneficiou cerca de 100 pacientes do SUS com a correção de hérnia da parede abdominal, e aconteceu entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. A ação contou com a participação da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), reunindo profissionais renomados que vieram especialmente para fortalecer a missão de ampliar o acesso à saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, as medidas fazem parte do planejamento estratégico para acelerar a realização de cirurgias e reduzir o tempo de espera dos pacientes, oferecendo mais qualidade e dignidade no atendimento.

HOSPITAIS PÚBLICOS

Segundo a Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde (CRECSS), Sônia Mariri, somente no mês de julho, a rede pública estadual de saúde realizou 2.214 cirurgias, entre procedimentos de urgência, emergência e eletivos, atuando para garantir assistência hospitalar em todas as regiões de Rondônia.

Conforme a coordenadora, a unidade que mais se destacou foi o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, responsável por 928 procedimentos de média e alta complexidade.

Outros hospitais também contribuíram de forma significativa:

Hospital João Paulo II (Porto Velho) – 148

cirurgias Hospital Regional de Buritis Dr. Silvano Valério Firmiano – 28

cirurgias Hospital de Retaguarda de Rondônia – 200

cirurgias Hospital Regional de Extrema – 3

cirurgias Hospital Regional de Cacoal – 240

cirurgias Hospital Regional de São Francisco – 52

cirurgias Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) – 152

cirurgias Hospital Regional de Guajará-Mirim – 465 cirurgias, conforme Relatório de Gestão da unidade. *Utilidade pública*

Fonte: Daiane Brito

flashNet
banner tai 300x250
CCAA
Pizzaria
CARROS
barbeiro mariano
Anuncie aqui
PodCast