Na manhã de sexta-feira, 11 de julho de 2025, um homem identificado pelas iniciais A.G.S. foi preso em flagrante após apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa no posto do Detran da cidade de Vale do Anari (RO). Ele buscava realizar a alteração da Unidade da Federação (UF) do documento, quando a falsificação foi detectada pelos servidores do órgão.
De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito compareceu ao Detran alegando que a CNH era oriunda do estado do Mato Grosso. Durante o atendimento, a servidora que recebeu o documento estranhou inconsistências e acionou a direção da unidade. Após uma análise detalhada, foi confirmada a falsidade do documento apresentado.
A Polícia Militar foi acionada e, diante da constatação da fraude, o homem recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal.
Durante o interrogatório informal, A.G.S. confessou que sabia que a CNH era falsa. Ele afirmou ter recebido o documento na cidade de Jaru (RO), no Setor 4, das mãos de um homem moreno e alto, que, segundo ele, veio de Porto Velho apenas para entregar o documento fraudulento.
Em vídeo anexado à ocorrência, o suspeito confirma que tinha conhecimento da falsificação e que, mesmo assim, decidiu utilizar o documento em um órgão oficial.
Após os trâmites legais no local, A.G.S. foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Machadinho d’Oeste, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil seguirá com as investigações para apurar a origem do documento falso e eventuais conexões com esquemas de falsificação na região.