Duas moradoras do município de Theobroma (RO) foram vítimas de um golpe de estelionato eletrônico, na última semana, que resultou em um prejuízo de R$ 13 mil. O caso foi registrado no quartel da Polícia Militar na manhã de segunda-feira (11).
De acordo com o boletim de ocorrência, uma das vítimas recebeu uma ligação de um homem que se apresentou falsamente como sendo seu advogado. Ele afirmou que um processo judicial havia sido julgado a seu favor e que seria feito um depósito referente à restituição de valores. Para isso, seria necessário fornecer uma conta bancária ativa com saldo disponível.
Sem desconfiar da fraude, a mulher se dirigiu até a casa da mãe e pediu autorização para utilizar a conta bancária dela para a suposta transação. A partir daí, o estelionatário enviou códigos de transação via PIX e passou a orientar as vítimas por chamadas de vídeo, solicitando que seguissem suas instruções enquanto filmava a tela do celular.
No dia seguinte, ao irem até a agência bancária, perceberam que os valores não haviam sido creditados. Nesse momento, o golpista voltou a entrar em contato afirmando que o dinheiro retirado da conta seria devolvido, pois se tratava de uma “garantia temporária”. Diante da desconfiança, uma das vítimas resolveu ligar diretamente para seu verdadeiro advogado, que negou qualquer envolvimento e confirmou que outra pessoa estava se passando por ele.
A fraude resultou na subtração de R$ 13 mil da conta de uma das vítimas. As mulheres procuraram a Polícia Militar e apresentaram provas, como imagens das conversas com o criminoso.
A PM orientou sobre os procedimentos legais e reforçou a importância de registrar o caso também na Polícia Civil, que dará seguimento à investigação. O caso serve de alerta para a população quanto aos cuidados com transações eletrônicas e contatos não verificados.